Você sabe qual foi a primeira telenovela do Brasil?

As telenovelas hoje fazem parte da nossa cultura e muitas vezes trazem assuntos que são discutidos em roda de amigos, nas filas de bancos e etc. Quem nunca se pegou envolvido com uma das diversas tramas que são exibidas de segunda a sábado nas principais emissoras do país? As novelas são as principais programações da Rede Globo, Record Tv e SBT, e são detentoras também das maiores audiências das respectivas redes televisivas.

Mas você sabe qual foi a primeira telenovela do Brasil?

Bem, a primeira novela do Brasil foi a Sua Vida me Pertence (1951), da extinta TV Tupi. Ela foi escrita e dirigida por Wálter Forster, que também protagonizou a história, ao lado de Vida Alves e Lia de Aguiar, a atração foi exibida no horário das 20 horas e teve 15 capítulos.

Imagem: teledramaturgia
Imagem: teledramaturgia

Outras curiosidades 

Você sabia que até hoje já foram produzidas 684 telenovelas diárias no país? Pois é, são 66 anos de história e várias produções de sucesso.

A novela O Bem-Amado foi a primeira em cores do Brasil, e foi exibida em 1973, na Globo. Apesar do grande sucesso, a trama teve 37 de seus 178 capítulos retalhados pela censura.

Imagem: Arquivo
Imagem: Arquivo

Outra grande curiosidade envolvendo as telenovelas, é que a gravadora Som Livre foi criada pelas Organizações Globo em 1971, justamente para lançar as trilhas de todas as novelas da TV Globo.

O primeiro casal gay da teledramaturgia brasileira foi interpretado pelos atores Buza Ferraz e Ziembinski, na novela O Rebu, exibida pela Globo entre 1974 e 1975.

Imagem: Arquivo
Imagem: Arquivo

Outro fato importe é que as produções não são sucesso só enquanto estão sendo exibidas, elas também são negociadas para outros países, como é o caso da Avenida Brasil, escrita por João Emanuel Carneiro, e exibida em 2012, que já foi vendida para 132 países e é a novela brasileira mais vendida no mundo. Confira o ranking:

1º – Avenida Brasil (132 países)
2º – Caminho das Índias (118 países)
3° – A Vida da Gente (113 países)
4º – Da Cor do Pecado e Escrava Isaura, empatadas (104 países)
5° – O Clone (101 países)

Foto: TV Globo
Foto: TV Globo

Fontes: Tv Famosos, Super Interessante

 

Sobre Arthur Araújo 193 Artigos

arthur@conteudomais.com.br

Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1