Armadilhas da internet: conheça as mais famosas e saiba como fugir delas

Não podemos negar, a internet facilita a nossa vida. Com todas as suas funcionalidades, ela amplia a comunicação entre as pessoas principalmente de diferentes lugares do mundo é um meio de informação e entretenimento e disponibiliza uma quantidade enorme de serviços. Mas, por mais que a internet seja uma invenção maravilhosa, ela também pode ser considerada um “campo minado”.

Todo mundo já passou por alguma situação de estresse que envolva sites ou serviços on-line. Seja para cancelar uma assinatura que você nem se recorda de ter assinado ou até mesmo para fechar uma janela que não lhe interessa.

Pensando nisso, separamos as principais armadilhas encontradas no mundo virtual e algumas dicas valiosas para evitá-las. Confira!

Principais truques maliciosos da internet

Um dos casos mais famosos foi o da Microsoft, em que os usuários recebiam uma mensagem de atualização para o Windows 10. A partir do momento em que eles clicavam no ícone para fechar a aba, essa ação era compreendida como um consentimento para atualizar o sistema operacional.

Depois de diversas reclamações, a Microsoft voltou atrás e cancelou sua estratégia maliciosa.

Alguns truques baixos acontecem nos conhecidos sites de compras, como adicionar itens extras ao carrinho, sem o usuário ser notificado sobre isso. Ou ainda em jogos on-line, onde a compra de produtos virtuais é bem grande.

Certos desenvolvedores de jogos e aplicativos se aproveitam do momento em que o usuário está jogando para exibir na tela “abas verdes”. Reconhecidas pelos jogadores como “continuar”, as abas são clicáveis e redirecionam o usuário para uma área de compras, “enganando” o usuário.

Mas, a situação mais comum é a de assinar um newsletter ou algum serviço específico e não conseguir cancelar o recebimento de novas mensagens. Esse truque é conhecido como “roach motel”, onde o usuário entra facilmente em uma determinada circunstância e, quando percebe que aquilo não mais o agrada, ele não consegue escapar do mesmo.

Dicas para Evitar Truques da Internet

É preciso ter atenção redobrada quando estiver navegando na internet. Evite assinar newsletters por impulso e sempre verifique se poderá realmente cancelar o envio de mensagens se necessário. O download de um antivírus eficiente evita todos esses problemas, além de proteger o seu dispositivo contra malwares, ransonwares e outras ameaças da internet.

Conhece outro truque malicioso utilizado no mundo virtual? Conte para a gente nos comentários!

Imagens: SOC, Pexels e Comunidade Loja Integrada.

Sobre Conteúdo Mais 52 Artigos

O site Conteúdo Mais é uma revista eletrônica, que explora vários assuntos, levantando discussões e promovendo debates, e sempre levando novidades aos nossos leitores.

Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1