Smartphone Android: Saiba como desativar aplicativos instalados direto de fábrica

Quando compramos um smartphone novo, com o sistema Android, ele costuma vir com algumas funções e configurações de fábrica. Inclusive aplicativos e serviços que vêm instalados no aparelho e que, na maioria das vezes, são inúteis para quase todos os usuários.

A pior parte é que esses aplicativos não podem ser desinstalados completamente, consumindo memória e ocupando espaço no dispositivo. Mas, a boa notícia é que, pelo menos, eles podem ser desativados, a função faz com que o aplicativo continue armazenado no celular, mas ocupando menos espaço e em modo silencioso, não atrapalhando o dia a dia do proprietário do aparelho.

Então, vamos descobrir como desativar esses aplicativos indesejados de uma vez por todas. Confira!

Como Desativar o Aplicativo

Acesse as configurações do seu Android e clique em “Gerenciador de aplicações”. Encontre a opção “TODOS”.

Aparecerá uma lista com todos os programas instalados no aparelho, inclusive os do sistema, por isso esteja concentrado quando for realizar essa operação. Procure pelos aplicativos que você não utiliza, clique em cima de cada um e depois toque em “Desativar”. Pronto! O aplicativo foi desativado com sucesso.

Dependendo da versão do seu sistema ou da empresa fabricante do seu aparelho, esses aplicativos irão para o fim da fila dos programas ou para uma nova aba, como Aplicativos Desativados. Vale confirmar onde eles ficarão armazenados e, caso queira ativá-los novamente, basta clicar em “Ativar”.

Como Excluir o Aplicativo

Em algumas situações, o usuário precisa remover completamente o aplicativo para liberar espaço no dispositivo ou por qualquer outra razão. Nesses casos, seu aparelho precisa estar “rooteado”. Ao fazer isso, o proprietário do smartphone tem acesso a todas as funções do sistema.

O dispositivo pode ficar exatamente como o usuário preferir. Por um lado isso é fantástico, mas, por outro, o nível de segurança do aparelho pode se tornar crítico, já que o sistema fica exposto e vulnerável às ameaças.

Mas, se ainda assim optar por fazer root no seu aparelho, basta baixar o aplicativo Root App Excluir. Selecione a opção “Aplicações do Sistema”, clique em “Avançado” e escolha os programas desejados para desinstalar. Lembre-se de tomar cuidado para não clicar em aplicativos necessários para o funcionamento do sistema, caso exclua algum desses programas indispensáveis o dispositivo pode parar de funcionar.

Para evitar medidas drásticas, vale desativar os aplicativos seguindo os passos descritos acima, sem desinstalá-los por completo, isso liberará espaço de armazenamento em seu dispositivo e sua segurança continuará ativada. E não se esqueça, para seu aparelho ficar totalmente livre de ameaças tenha sempre um bom antivírus para celular instalado, assim você fica protegido contra malwares e outros riscos, e mantém o desempenho de seu smartphone intacto.

Gostou de saber como desativar aplicativos indesejados no seu Android? Deixe um comentário!

Fonte: Pexels, NumeroReal e AndroidPIT.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do site Conteúdo Mais

Sobre Conteúdo Mais 48 Artigos
O site Conteúdo Mais é uma revista eletrônica, que explora vários assuntos, levantando discussões e promovendo debates, e sempre levando novidades aos nossos leitores.
Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1