Pesquisadores descobrem tubarão com mais de 300 anos de idade

Isso é assustador!

O tubarão-da-groenlândia da espécie Somniosus microcephalus é o animal vertebrado com a maior expectaiva de vida de todas as criaturas, podendo chegar até 400 anos de idade. “Tínhamos a expectativa de que eles eram animais com uma vida muito longa, mas ficamos surpresos por que eles acabaram sendo tão velhos assim”, declarou Julius Nielsen, biólogo da Universidade de Copenhague e autor do estudo que descobriu esse idoso marinho.

Essa espécie de tubarão vive em lugares remotos nos oceanos, por isso o pouco conhecimento sobre eles. As fêmeas não estão preparadas para reproduzirem antes dos 156 anos, eles só chegam a maturidade sexual a partir dessa idade. Os cientistas avaliam que eles crescem cerca de 1 centímetro por ano e provavelmente a razão de sua longevidade é o ambiente em que eles vivem, que é extremamente gelado.

12162726383274

Entre os 28 tubarões avaliados, a idade média ficou em 272 anos, sendo que o maior de todos, que media cinco metros de comprimento, tinha 392 anos.

Os pesquisadores deixaram bem claro que a espécie precisa ser bem estudada, há muita coisa para se descobrir, por isso a preservação é fundamental, já que não se sabe quantos deles ainda existem na natureza. “Se o tubarão-da-groenlândia vive por tanto tempo e não se reproduz até os 150 anos, sua população está vulnerável à exploração”, explicou Aaron Fisk, da Universidade de Windsor.

Fonte: Science

Sobre Arthur Araújo 193 Artigos

arthur@conteudomais.com.br

Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1