O impacto financeiro de ataques cibernéticos no mundo dos negócios

Imagem: Defesa Aérea & Nava

A Deloitte Advisory – empresa especializada em consultoria e serviços de riscos cibernéticos – apresentou um estudo responsável por mostrar os impactos de incidentes cibernéticos no mundo dos negócios. O diferencial do estudo, porém, está em seu ponto de vista financeiro, revelando um cenário mais amplo e palpável sobre a questão.

Denominado “Beneath the Surface of a Cyberattack – a Deeper Look at Business Impact” (traduzido livremente como “Sob a Superfície de um Ataque Cibernético – um Olhar mais Aprofundado Sobre o Impacto nos Negócios), o estudo visa oferecer a executivos um melhor entendimento a respeito dos riscos e ameaças digitais, tornando mais fácil calcular potenciais impactos capazes de acometer empresas diversas.

Acima e Abaixo da Superfície

Desenvolvido por investigadores forenses e profissionais de avaliação de negócios, a pesquisa apontou 14 impactos dos ciberataques no mundo corporativo. Os itens foram qualificados em dois grupos, sendo:

  • Acima da Superfície – ataques com repercussões maiores e mais conhecidas pelas empresas:

–  Notificações de violação de cliente;

–  Proteção dos clientes pós-quebra;

–  Conformidade regulatória (multas);

–  Relações públicas / comunicação de crise;

–  Honorários de advogados e processos judiciais;

–  Melhorias de Segurança Cibernética;

–  Investigações técnicas.

  • Abaixo da Superfície – ataques com impactos mais discretos ou menos observados pelas empresas:

–  Aumentos nos seguros Premium;

–  Elevação no custo da dívida;

–  Interrupção operacional ou destruição;

–  Valor perdido de relacionamento com o cliente;

–  Valor da receita do contrato perdida;

–  Desvalorização do nome comercial;

–  Perda de propriedade intelectual (IP).

ssss1
Imagem: canalabertobrasil

Os Objetivos por Trás da Pesquisa

Além de apresentar um panorama do setor, a real intenção da pesquisa foi despertar a atenção dos executivos e diretoria de empresas para o tema do ataque cibernético. Isso porque, pautas como espionagem, roubos de IP e destruição de dados, por exemplo, dificilmente são discutidas seriamente na rotina corporativa, ignorando também o fato de que tais ameaças podem acarretar impactos a longo prazo.

Destacar o fato de que certos incidentes cibernéticos podem ter um custo maior do que o previsto dentro de uma empresa já é um passo para quem pretende alinhar sua estratégia de negócios com o mundo digital. O maior cuidado, porém, é justamente assegurar que medidas de prevenção sejam tomadas, antes mesmo que alguma ameaça possa surgir.

Contar com uma infraestrutura de segurança on-line, através de equipe capacitada, softwares atualizados e, até mesmo, recorrendo ao download de um bom antivírus são medidas capazes de evitar que empresas sejam pegas de surpresa, sem sofrer prejuízos – sejam eles intelectuais ou financeiros.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Conteúdo Mais.

 

Sobre Conteúdo Mais 55 Artigos
O site Conteúdo Mais é uma revista eletrônica, que explora vários assuntos, levantando discussões e promovendo debates, e sempre levando novidades aos nossos leitores.
Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1