Novo serviço de emergência pode ser 4 mil vezes mais eficiente que o atual

O gigante Google, em parceria com uma associação europeia, quer fazer com que o seu Smartphone seja mais útil em um momento de emergência. Encabeçado pela EENA – Associação Europeia de Número de Emergência – e adotado pela Google, o projeto busca algo bem simples: em caso de emergência, que a localização das chamadas seja precisa.

Infelizmente a margem de erro da tecnologia atual é de cerca de dois quilômetros, sendo ainda uma área muito grande para localizar uma pessoa em situação de vida ou morte.

Foi então desenvolvido um sistema batizado de AML (Advanced Mobile Location), que ao detectar uma chamada de emergência no aparelho, ativa automaticamente o Wifi e um recurso chamado de GNSS – uma versão mais parruda do GPS, 4 mil vezes mais certeira que a tecnologia atual. Com isso, atendentes e socorristas terão mais precisão e o tempo para um determinado atendimento será drasticamente reduzido.

Tudo o que é necessário para o funcionamento dessa nova tecnologia é que os países e operadoras de telefonia adotem esse formato de chamada de emergência, já que a Google já disponibiliza o uso nativo do AML no Android desde 2016, cobrindo cerca de 99% dos aparelhos com o sistema operacional da Google. Até agora apenas o Reino Unido, Estônia e Lituânia contam com essa novidade.

A expectativa do EENA é que em pouco tempo toda a Europa adote o sistema, com a perspectiva de que mais vidas sejam salvas, como um garoto de 8 anos da Letônia, que ao ver o pai desacordado no chão, fez uma chamada de emergência. Inicialmente a área teria cerca de 14 quilômetros. Pouco depois um SMS criado pelo aplicativo, gerou uma localização mais precisa de apenas 8 metros. Assim, a equipe de emergência conseguiu chegar exatamente ao prédio da vítima.

E no Brasil? Será que um dia poderemos ver um sistema de emergência tão apurado quanto esse? Resta a nós apenas torcer para que sim.

E você? O que achou dessa nova tecnologia? Deixe aí nos comentários.

Sobre Bruno Patrese 51 Artigos
Um gamer apaixonado, com um pouco de senso de humor, curioso e entusiasta das novas tecnologias. Entre em contato: bruno@conteudomais.com.br
Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1