Como saber se um site é realmente confiável?

Na internet existem milhares de websites – segundo dados da Internet Live Stats o número de sites ultrapassa mil milhões e aumenta a cada segundo. Dentre essas páginas existe de tudo, inclusive muitas pessoas mal intencionadas, que se aproveitam da falta de informação para aplicar crimes on-line.

É por isso que no cenário atual, saber diferenciar um site falso de um confiável, pode ser a sua salvação!

Pesquise o Nome do Site e sua Reputação

Esta dica é especialmente importante para sites de compra: pesquise o nome do site em motores de busca, de preferência antes mesmo de realizar qualquer cadastro. O resultado das pesquisas mostrará claramente se o site que você visitou é legítimo ou se não passa de uma fraude.

Selos de Qualidade e Certificado de Segurança

Os selos e certificados são emitidos por organizações sérias, que classificam a qualidade de um serviço e sua segurança. Esses itens aparecem, geralmente, no rodapé da página e, clicando neles, o usuário será redirecionado para o site da organização, onde poderá confirmar a veracidade do selo.

Alguns dos selos de qualidade mais famosos são o E-bit e o Selo RA 1000 do site Reclame Aqui. Já para os certificados de segurança, o Site Blindado e Certisign são referência.

Procedência do Link

Como você encontrou o site? Através de um e-mail ou talvez em com uma manchete extremamente chamativa no Facebook? Pois saiba que links maliciosos em e-mails e redes sociais são uma das principais formas de propagação de golpes e vírus.

Ao se deparar com um link tentador, busque por ele em sites de busca, pois se o site for falso, o próprio buscador poderá emitir um alerta.

Cópias

Para enganar suas vítimas, muitos criminosos criam páginas que são cópias de sites famosos. Para não cair nessa, confira a URL da página e prefira acessar ela através dos mecanismos de busca – pois em alguns casos, os criminosos se aproveitam de erros comuns de digitação em suas páginas falsas.

Antivírus

Os softwares de defesa ainda são a melhor solução contra malwares e tentativas de golpe on-line. O Internet Security produzido pela Bitdefender, por exemplo, possui mecanismos especialmente desenvolvidos para dar mais segurança a sua navegação, garantindo sua proteção, inclusive, durante transações financeiras.

Você tem alguma dica para reconhecer um site não confiável? Compartilhe com a gente através dos comentários!

Imagens: LinkedIn e Action Fraud.

Sobre Conteúdo Mais 50 Artigos

O site Conteúdo Mais é uma revista eletrônica, que explora vários assuntos, levantando discussões e promovendo debates, e sempre levando novidades aos nossos leitores.

Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1