Conheça o aplicativo falso do WhatsApp que enganou mais de 1 milhão de usuários

Com o avanço da tecnologia, nos deparamos constantemente com novas ameaças virtuais. Os smartphones, apesar do que muitos acreditam, são aparelhos completamente vulneráveis aos vírus. E, ao longo dos anos, essas ameaças vêm crescendo consideravelmente, além de se tornarem cada vez mais nocivas.

Como é o caso da nova falha apresentada pelo Google Play, onde um aplicativo malicioso se passou pelo WhatsApp e acabou sendo baixado mais de 1 milhão de vezes. A falsa versão do famoso aplicativo conseguiu passar despercebida pelas barreiras de segurança do serviço da Google. Entenda o caso!

O Truque

Mas como um aplicativo conseguiu enganar tantas pessoas? O Update WhatsApp — como é chamada a falsa versão — possui informações idênticas ao original. Inclusive o detalhe que o identifica como sendo um produto da WhatsApp Inc., desenvolvedora oficial da plataforma.

Um código similar ao usado no verdadeiro serviço de mensagens teria sido copiado e possuía apenas 1 espaço diferente, um unicode invisível e imperceptível, que diferenciava um serviço do outro. O que não foi suficiente para ser barrado pelos filtros do Google Play.

Denúncia

Alguns usuários do site Reddit perceberam que se tratava de algo nocivo e resolveram fazer uma campanha denunciando o suposto aplicativo. Assim, as informações chegaram aos responsáveis e o desenvolvedor resolveu mudar o nome do aplicativo. Mas, o sistema do Google já havia sido acionado e conseguiu eliminar o falso aplicativo.

Análise

Segundo uma análise realizada, o falso serviço de mensagens chegou a ser baixado por muitas pessoas, mas não apresentava tantos perigos. O vírus tentava instalar novos programas no smartphone e carregar anúncios publicitários.

Especialistas afirmam ainda que existem alguns aplicativos falsos infiltrados no sistema do Google Play, que se aproveitam de grandes marcas para passar credibilidade. O serviço da Google procura sempre filtrar essas ameaças, mas mesmo assim, existem falhas de segurança que não conseguem impedir o avanço de vírus maliciosos.

Como se Proteger?

O Google Play continua sendo a fonte mais confiável para baixar seus aplicativos no smartphone. Mas, a melhor opção para manter seu aparelho seguro ainda é instalar um antivírus para Android. Com o sistema de proteção da Bitdefender, seu dispositivo fica livre de qualquer ameaça, incluindo malwares e ransomwares.

Outra dica valiosa é sempre prestar atenção aos mínimos detalhes, como o próprio nome do aplicativo. Dificilmente um serviço de mensagens como o WhatsApp baixado mais de 1 bilhão de vezes faria qualquer alteração significativa em seu nome.

Compartilhe este caso com seus amigos e ajude-os a se proteger!

Imagens: BorneoPost Online, Exame, glotech.net, cyberforensicator.com.

Sobre Conteúdo Mais 53 Artigos
O site Conteúdo Mais é uma revista eletrônica, que explora vários assuntos, levantando discussões e promovendo debates, e sempre levando novidades aos nossos leitores.
Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1