66% dos consumidores brasileiros trocam de empresa por causa de um atendimento ruim

O atendimento é sem dúvida um dos maiores diferenciais de qualquer empresa que deseja fidelizar os seus clientes, porém, segundo dados de mercado, parece que algumas empresas ainda não se atentaram a este fator importante e vem gradativamente perdendo mercado.

Segundo a Accenture, no Brasil, 66% dos consumidores trocam de empresa por causa de um atendimento ruim e 82% dos clientes sentem que o fornecedor poderia ter feito algo para prevenir uma troca de empresa. Outra estatística que chama a atenção é da American Express, que mostra que, 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento.

Para o Professor de Marketing Estratégico, Fernando Coelho, o empresariado precisa investir na contratação e capacitação de pessoas e alinhar processos.

“Ter um bom produto não é mais diferencial competitivo, isso se tornou básico, você tem de tê-lo para estar no mercado. O que fideliza o cliente de fato é um bom atendimento, são pessoas que tenham a capacidade de se antecipar as necessidades do cliente, realizar uma abordagem adequada e encantar o cliente. além disso, é fundamental que os processos da organização estejam bem alinhados”, afirmou o especialista.

Muitos gestores da área comercial desconhecem, mas, um cliente é 4 vezes mais propenso a comprar de um concorrente se o problema é relacionado a atendimento do que a preço ou produto.

“O gerentes de vendas precisam compreender as necessidades, desejos e jornada do cliente para oferecer o atendimento e produto certo, o que importa hoje é a experiência”, complementa o Professor Fernando Coelho.

Após dois anos de recessão e um 2017 marcado por uma recuperação lenta, a previsão entre os economistas é de que a economia brasileira vai crescer com mais força em 2018 e beneficiar o comercio, porém o cliente está atento ao que é oferecido e mais exigente com a prestação de serviço, o que se torna um ponto de atenção no mapa das empresas.

E você, qual a sua opinião sobre o atendimento das empresas, tem sido satisfatório? Deixe um comentário!

Sobre Conteúdo Mais 55 Artigos
O site Conteúdo Mais é uma revista eletrônica, que explora vários assuntos, levantando discussões e promovendo debates, e sempre levando novidades aos nossos leitores.
Contato: Website

Comentários no Facebook

https://www.facebook.com/conteudomais1